3.4.10

seco Jardim do Éden...


reed house "mudhif"

Após a guerra do Golfo, com Saddam Hussein no poder, a existência destes pântanos vitais e de forte cariz religiosa tornaram-se também uma questão política do Iraque. Com a invasão das tropas americanas para libertação do Iraque, os xiitas que viviam nestes pântanos também contra o regime de Saddam foram punidos por este, quando desviou a água com muros e construiu diques, para que esta não irrigasse estas terras e secassem.

Marsh é uma cultura cultura árabe existente há mais de 5.000 anos no 8.000 milhas quadradas de terras húmidas alimentados por rios Tigre e Eufrates. Os pântanos sustentavam centenas de espécies de aves e peixes, e as inundações periódicas criaram terras agrícolas férteis.
A planície inundada desempenhou um papel importante no desenvolvimento de uma cultura baseada na agricultura que sustentou esta civilização. Alguns estudiosos da Bíblia identificaram o vasto pântano - o das zonas húmidas mais ampla no Oriente Médio - como o sítio do Jardim do Éden fabulosa.

http://www.laputanlogic.com/articles/2004/01/24-0001.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Impressionante como a necessidade transforma o meio....até cria arquitectos empíricos... Para mim na verdadeira e boa arquitectura a forma deve ser uma cosequencia da solução plena da função, que muitas vezes só é alcançada depois de muito repetir....já e o entorno é aonde deve-se buscar os materiais, assim também se da garantias de preservar a cultura local.
Ainda bem que na foto não vimos nenhuma casinha recem pintada de amarelo ou roxo em destaque, pelo menos ai não teve nenhum arquitecto empírico com necessidades extremas de querer aparecer...rs.... Eu não conhecia este lugar ... fantastico... e o seu blog esta show. Parabéns! Estou me perdendo nos posts dele....bjos