13.3.09

2009 ano internacional da astronomia



O centro de astrofísica da universidade do Porto de nivel excelente em Portugal a cada segunda quinta-feira de cada mês abre as portas para receber todos os interessados em saber mais sobre astronomia e claro matar a curiosidade que temo em sabes o que são os pontos brilahntes lá do céu que todos adoramos apreciar numa bela noite de verão.

Espantoso foi mesmo observar Saturno e dois dos seus satélites. O telescopio Celestrum aproximou-o tanto que se podia ver na posição colocada na foto. Observámos também um nublosa, ou seja a formação de uma nova estrela.Fotografamos esta para entender como funciona as montagens que vemos nos livros, pois são fotografias que andam á volta de 5 min de exposição e sobreposição de vários filtros para terem cor. Vimos ainda Capella e Sirius.Esta uma estrela nova. Outra havia que está a desagregar-se ou seja explodir e que se vê a olho nú.


Galileu Galilei (1564-1642) tornou-se o pai da ciência moderna, realizando e concretizando estudos nomeadamente a teoria da gravitação, cosntrui o seu próprio telescópio sem nunca ter visto um, e publicou o Sidereus Nuncius (O mensageiro das estrelas), um opúsculo de apenas 24 páginas extraordinariamente rico em revelações. A Lua, relatou ele, não tem ume superfície lisa, mas está cheia de irregularidades, como a Terra. Voltando-se para as estrelas, que então se supunha fixas, surpreendeu-se ao descobrir miríades de outras jamais vistas, "que em número superam mais de dez vezes as anteriormente conhecidas". Percebeu que a Via Láctea não era constituída, corno pretendia Aristóteles, por "exalações celestiais", mas era um aglomerado de estrelas. E descobriu quatro planetas - hoje dizemos satélites - girando em torno de Júpiter. Ontem também podemos observar a Lua ofuscante e as crateras...assim fica um desenho de Galileu das fases da Lua.

Sem comentários: