18.2.09

Conferência - Sou Fujimoto


Ontem dia 18 de Fevereiro pelas 18.30 teve inicio a conferência do arquitecto Sou Fujimoto no Rivoli, segundo a parceria entre o Fantasporto e o ciclo de Arquitectura.


O conceito de Primitive Future remete-nos para a relação que o Homem sempre teve para encontrar o seu espaço. E para pensar o futuro sem nunca esquecer o Homem. Nest or Cave: funcional vs instinto. A junção destes factos como um novo fundamento de arquitectura- gradation of field- é uma característica patente nas obras deste arquitecto. A continuidade entres espaços, sem divisórias, como uma procura constante do homem no espaço. Ele paropria-se e descobre a nova obra arquitectónica, que não tem à partida espaços definidos como sala, quarto, cozinha, mas espaços que se definem consoante a apropriação que cada um quer deles fazer.

Fala ainda ainda do "between Inside/Outside", um conceito baseado na filtração de planos que se inteiorizam dentro de cada um como bonecas matrioskas. As diferentes escalas de caixas que se vão encaixando filtram o exterior para o interior sem que haja esta diferenciação e interior exterior tenham um espaço entre eles ainda não nominado. Esta lógica, referenciada a ruínas como um reaproveitamento de uma caixa pré-existente, um envólucro em que o Homem procura o seu lugar interior pode ser uma nova proposta de pensar o futuro, sem esquecer que podemos revitalizar o passado.


Sem comentários: