28.2.09

Menção Honrosa na Centripetação #5 _ dédalo (concurso Galerias de Paris)

Lançada mais uma das edições da AEFAUP, com cara nova e um contéudo ainda melhor só fica a sugestão de comprar, saciar a leitura e esperar a próxima!

Antes de mais os Parabéns a toda a produção, e aos autores convidados que por assim dizer tornaram o tema possivel: os arquitectos Nuno Grande, Nuno Valentim, Gonçalo Furtado e estudantes. E claro às designers Geraz e Pestana. http://revistadedalo.blogspot.com/

O tema focado vem abordar a nova cidade histórica, o centro em constante mutação e a diversidade de actividades que hoje todos nós somos envolvidos como habitantes da cidade. Reabilitar, re-usar a cidade velha é um novo ponto de partida...a questão também vem focar novos pólos de atracção da cidade nocturna, a rua das Galerias de Paris. Um novo espaço público composto nada mais nada menos do que pela própria rua já existente desde 1903, cujo projecto era encerrá-la numa cobertura de vidro à imagem da Galeria Vittorio Emanuele II em Milão e das galerias em Paris.De destacar a diversidade da rua e um edificio de arte nova, a largura e altura da mesma, e a sua imagem térrea de rua comercial dos antigos armazéns de tecidos à Parisiense.
Actualmente um pequeno Bairro Baixo, recupera o dinamismo neste ponto da cidade.

A minha proposta de cobrir a Rua das Galerias de Paris é baseada na imagem festiva portuense muito ligada às festas de S.João. Neste acontecimento as pessoas saem à rua vivem o espaço citadino. Apropriando-me deste tema, a configuração de uma imagem dos balões transfigurada numa estrutura vem receber a cobertura da rua. A ideia de leveza, de algo suavizado e que não entra em conflito com a leitura total da rua, vem aliar-se à funcionalidade. Varetas que sustentam a vegetação e me permitem solucionar questões da queda das águas pluviais, ou mesmo iluminação. Parabéns aos premiados (publicados na revista), as que colaboraram com este projecto com críticas e sugestões (Tavares,Castro,Marta,Ni,Marito) e obviamente agradeço também ao júri (arquitectos e professores cujas obras e trabalhos merecem toda a nossa atenção enquanto estudantes e futuros arquitectos) a menção honrosa pela interpretação criteriosa da proposta, congratulando também este evento acolhido com grande entusiasmo por parte do café "Galerias de Paris".






2 comentários:

Castro disse...

parabens

Eva Evita disse...

Viele Danke!:)Não dá para ver muito bem a proposta mas espero que tenhas gostado!:P