13.6.09

É favor pisar as Flores!


Grupo de alunos da Universidade Lusófona do Porto antecipam o provável futuro da Rua das Flores: torná-la pedonal, através de uma série de actividades
Hoje, a Rua das Flores vai ser pedonal por uma tarde. Através de um conjunto de actividades culturais, um grupo de três alunos da Universidade Lusófona do Porto (ULP) vai transformar a artéria da Baixa portuense num espaço de passeio e de lazer.O projecto, chamado É favor Pisar as Flores, é um dos exercícios práticos que rematam o curso de Especialização em Intervenções Artísticas em Espaços Públicos e Produção de Obras Site Specific da ULP. Tem como finalidade a ocupação e a dinamização artísticas da rua e a "valorização da comunidade que a habita", explica Ana Neto, professora e coordenadora da iniciativa.
A possibilidade de a Rua das Flores vir a ser transformada numa via pedonal foi o principal motivo para a escolher como objecto de intervenção, aponta Ana Neto. Este sábado, das 15h às 19h, faz-se o primeiro ensaio: "Queremos ver como é que os comerciantes e os moradores reagem e criar também uma chamada de atenção aos que por ali passarem", diz Adriana Oliveira, representante do grupo de trabalho.O alerta vai ser feito com uma série de actividades protagonizadas por artistas do Porto. A iniciativa arranca com o desenrolar de um novelo de grande dimensão, a partir do topo da rua. Das 15h às 17h, a Sala 16 vai receber uma tertúlia sobre a importância do espaço público no desenvolvimento cultural.
Na Cidade das Profissões traça-se uma breve história daquilo que é a essência da rua: vai estar em exibição um documentário sobre o papel central que as ourivesarias e os têxteis tiveram na construção da Flores. Em colaboração com o Atelier da Luz, o evento relembra ainda vivências tradicionais, através da colocação de sacos de pão e de uma leiteira à porta das casas.
E como a participação do público é "um dos objectivos do projecto", refere Ana Neto, vai haver uma área da rua na qual os transeuntes poderão fazer desenhos com giz, sob a orientação do artista plástico João Aires.
O curso de ULP tem ainda outros projectos paralelos na gaveta. O alvo da próxima intervenção será uma rua vizinha à da Flores, a Mouzinho da Silveira. Seguir-se-ão os Lóios e, para finalizar, a Rua do Infante. "A intenção é oferecer programação cultural ao longo do ano", conclui Ana Neto.

in Público

Sem comentários: